Antonio Carlos Vendrame
Pasmem, mas o título foi exatamente a conclusão de um laudo de acidente que ocorreu por queda de um trabalhador, cuja causa raiz apontou para a força da gravidade… Ora então que se retire a força da gravidade e está resolvida a questão do risco por queda!
Estão transformando a engenharia de segurança em “achismo”, “adivinhação”, “profecia”, “presságio” e “minha mãe mandou eu escolher este aqui”. Engenharia de segurança é ciência! E, no caso particular que estamos tratando, a análise de risco, também é ciência!
O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco – vai exigir muita análise de risco de quem o elaborar. Para tanto será necessário que os profissionais da área se aprimorem neste assunto.
A ABNT NBR IEC 31010 sob o título “Gestão de riscos ― Técnicas para o processo de avaliação de riscos”, apresenta conteúdo detalhado sobre as várias técnicas de avaliação de risco. É preciso lembrar que a NR 01 não obriga o uso de análise de risco específica, deixando a escolha a cargo do criador do documento.
Abaixo tabela (adaptada) contida na ABNT NBR IEC 31010 sobre a aplicabilidade das análises de risco:
Tabela A.1 – Aplicabilidade das ferramentas utilizadas para o processo de avaliação de riscos
A Vendrame Consultores pode auxiliá-lo na implantação do PGR. Não protele a implantação de seu PGR e, não fique sujeito às multas impostas pela fiscalização trabalhista, especialmente neste momento de fim de pandemia, quando os AFTs – Auditores Fiscais do Trabalho – retornarão ao trabalho externo.