A implantação e seguimento de qualquer nova norma na empresa é uma mudança em todos os processos e tarefas existentes. Logo, para que essas mudanças sejam bem aceitas, implementadas e enraizadas, é preciso que as pessoas envolvidas, em todos os níveis da organização, estejam cientes de quais mudanças irão ocorrer, os motivos e o tamanho do seu envolvimento nisto. Somente assim elas poderão se comprometer. Para tanto, se torna imperioso um conjunto de ações e comunicação consistente, visando a sensibilização dos envolvidos, seu convencimento do valor e utilidade da mudança e a não ocorrência de surpresas.
Objetivo
- Sensibilizar os envolvidos sobre valor e utilidade da mudança;
- Criar um ambiente favorável à mudança;
- Capacitar os diversos agentes envolvidos na solução de problemas.
Público Alvo
Todos os envolvidos na gestão de mudança, especialmente os líderes, gerentes e supervisores, agentes de mudança.
Conteúdo Programático
- Antes da adoção
Porque devemos implantar e seguir a mudança
O ciclo da Mudança – a curva de transição e impacto da mudança no ser humano
Vantagens para a empresa e para os colaboradores
Cuidados e desafios na implantação e na manutenção
- Durante a implantação
Comunicação Assertiva – a escuta ativa e técnicas de comunicação assertiva
Princípios e tipos de Feedback
O ciclo PDCA e os Métodos de análise e solução de Problemas –MASP
- Após a Implantação
Como manter viva e funcional a mudança
Funções e disfunções do trabalho em equipe