Objetivo
Ao final deste curso os participantes estarão melhor preparados para liderar equipes através do uso adequado dos métodos de LIDERANÇA, delegação e Feedback, comunicação como forma de liderança, Táticas de Influência e Gestão de Desempenho e com isso aumentar a produtividade e atingir resultados.
Público Alvo
Líderes de equipe e demais profissionais que tenham interesse em tomar contato com conceitos relativos a gestão de pessoas, objetivando aumentar a produtividade e o desempenho de seu grupo de trabalho, tornar as atividades e relações profissionais mais harmoniosas e a comunicação mais eficaz.
Conteúdo Programático
OS 4 MÉTODOS DE LIDERANÇA, LIDERANÇA SERVIDORA E DELEGAÇÃO
Líder – Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
Devemos utilizar o método adequado de liderança levando-se em conta o nível conhecimento, habilidade e experiência de cada colaborador, assim como também, contexto da situação.
Nós devemos selecionar os colaboradores, treina-los e deixar que desempenhem suas atribuições fazendo follow-up e dando feedback.
Como líder você deve ser um facilitador…um “prestador de serviços”, isto é, um líder servidor.
Você não consegue fazer tudo sozinho, você precisa delegar…que tarefa devo /preciso delegar? Mas para quem vou delegar? Corra o risco da pessoa fazer que você.
Motivação – Uma porta que abre por dentro, mas quem a tem a chave?
Abdicar x delegar
COMUNICANDO-SE COM SUA EQUIPE
- COMUNIQUE-SE PELO EXEMPLO (AQUILO QUE VOCÊ FAZ FALA TÃO ALTO, QUE EU NÃO CONSIGO OUVÍ-LO)
- CUIDADO COM O ÓBVIO (O ÓBVIO, NÃO É TÃO ÓBVIO)
- ESCUTE MAIS (APRENDA A A FALAR COM OS OUTROS ESCUTE MAIS)
- TORNE SUAS INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS (TIRE A PALAVRA ACHO DO SEU VOCABULÁRIO – SIM, NÃO, NÃO SEI)
- OS TRÊS PASSOS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ (PREPARES-SE PARA FALAR; FALE; CERTIFIQUE-SE DO ENTENDIMENTO)
- A IMPORTÂNCIA DO “ ESTAR AQUI E AGORA” (RESPEITO E CONSIDERAÇÃO)
- 93% DA SUA COMUNICAÇÃO NÃO ESTÁ NAS SUAS PALAVRAS (O CORPO FALA; O TOM DÁ O TOM)
CONHECENDO SEU PERFIL E O PERFIL DOS MEMBROS DA SUA EQUIPE
Usando a FERRAMENTA DISC, assement de perfil comportamental
Como lidar e motivar cada membro de sua equipe
D – Dominância
I – Influência
S – Estabilidade
C– Conformidade
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO FOLLOW-UP
Os 4 tipos de feedback:
Positivo
Negativo
Apreciativo
Falta de Feedback… o mais danoso
A importância do não-julgar
As pessoas podem não ter razão…porém tem seus motivos
Follow-up demais e de menos…e suas consequências
LIDERANÇA = INFLUÊNCIA
- Persuasão racional
- Inspiração
- Consulta
- Legitimação
- Pressão
- Troca
- Apelos pessoais
- Coalizão
- Agradabilidade
- Informação
- Colaboração
GESTÃO DE DESEMPENHO – COMPETÊNCIA E COMPROMETIMENTO
O que é competência
Análise individual de desempenho e seu mapeamento
A matriz Competência versus Comprometimento
O 3 T’s da gestão de desempenho