Hoje é dia de falar sobre as principais ações da CIPA em hospitais. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é o grupo responsável por estabelecer regras para regulamentar as funções laborais dentro de hospitais.
Todas as ações das CIPAS são voltadas para a segurança dos ambientes e para a prevenção de acidentes e doenças que possam acometer os trabalhadores.
A comissão é obrigatória a tais estabelecimentos de saúde, sendo prevista pelo Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e regulamentada pela norma nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT nº 247, de 12 de julho de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Dentro do território nacional, as CIPAS respondem às estipulações dadas pelo MTE que determina as atribuições, composição e funcionamento dos grupos.
As comissões devem ser formadas por representantes dos empregados e empregadores, sendo que o mandato é de um ano e a reeleição é possível.
Principais ações da CIPA em hospitais
As principais ações da CIPA em hospitais têm como objetivo principal evitar acidentes e doenças ocupacionais.
Em outras palavras, os membros devem analisar em conjunto quais são as condições de riscos de cada ambiente, divulgá-los e apresentar medidas para diminuí-los ou até eliminá-los. Além disso, cabe à CIPA auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Dentre as atribuições estão:
- Identificar os riscos nas funções ocupacionais;
- Desenvolver o mapa de risco conforme condições de cada setor;
- Formular soluções de problemas e ações preventivas aos riscos identificados;
- Avaliar impactos que podem se ocasionar de alterações nos ambientes de trabalho;
- Realizar análises periódicas dos riscos nos estabelecimentos.
Artigos Relacionados
- A toxicologia ocupacional: um olhar técnico sobre a intoxicação por solventes e metais pesados
- Requisição de documentos pela perícia
Importância da CIPA em hospitais
Além de elaborar e aplicar medidas de prevenção de riscos que visam proteger a saúde dos trabalhadores, as ações da CIPA em hospitais acabam promovendo muito mais do que a segurança do ambiente.
Todas as regras estabelecidas pela comissão são baseadas em cálculos das condições de trabalho que levam em consideração riscos físicos, químicos e biológicos.
Dadas as circunstâncias de trabalho em estabelecimentos de saúde, tal fator é fundamental para o bom desempenho dos funcionários ao exercerem suas funções.
Portanto, ao elaborar medidas de caráter preventivo para doenças e acidentes, as ações da CIPA em hospitais também diminuem o número de sinistros significativamente.
Como resultado de tudo isso, a produtividade dentro desses ambientes também aumenta, uma vez que o local de trabalho promove a segurança de seus colaboradores e estes se sentem mais motivados durante o período laboral.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre as principais ações da CIPA em hospitais? Entre em contato conosco. Será uma satisfação ajudar!
*Este conteúdo foi publicado em novembro de 2020 e atualizado em maio de 2024.