Estamos numa época em que se alastra o aparecimento de consultores no mercado. Seja pela falta de emprego, onde que por absoluta falta de opção o desempregado se autointitula consultor e se lança no mercado, seja pela falta de senso crítico, onde recém-formados já saem da faculdade ou curso técnico fazendo uso do termo consultor.
Afinal, o que são consultores?
Inicialmente é preciso enfatizar que um consultor é aquele que presta consultoria, tendo como matéria-prima seu elevado conhecimento sobre um assunto particular.
Dessa forma, o consultor é alguém que acumulou, durante anos e anos, experiência e conhecimento sobre determinado ramo de atuação, para então oferecer esse know-how ao mercado.
Artigos Relacionados
Os pseudoconsultores
Ao contrário, o que vemos são pseudoconsultores, que não conhecem absolutamente nada, vendem aquilo que não têm e depois correm atrás do conhecimento de outros, que também não são consultores, para entregar ao seu cliente.
Muitos destes pseudoconsultores são analfabetos funcionais, redigem mal, não gostam de ler e tudo o que aprendem é via dicas das redes sociais, pois esta é a forma mais rápida de ganhar conhecimento (escola é coisa do passado, pois nela demoram-se quatro ou cinco anos para se ter um título).
Por óbvio que os pseudoconsultores cobram bem barato, para atrair o cliente desatento, que somente contrata com base no valor cobrado. Mas não demora muito para a empresa abrir os olhos e descobrir que o “consultor”, na verdade, necessita de muita consultoria ele próprio.
Além do que, trabalhar 10, 20 ou 30 anos numa mesma empresa não habilita ninguém a virar consultor. Esse tipo de profissional é consultor apenas de sua empresa.
Os consultores devem possuir versatilidade sobre assuntos e questões de várias organizações, sob pena de não oferecer nada além do que a empresa já possui, não agregando nada em termos de conhecimento.
Consultoria: a melhor das escolas
No entanto, a consultoria é a melhor das escolas profissionais. Um profissional, mesmo que sem o conhecimento desejado, ao passar por consultorias aprende com seus superiores imediatos tudo aquilo que levaria anos buscando no mercado.
As consultorias são sempre escolas formadoras de profissionais para o mercado, é só ver o número de advogados de escritórios que são convidados pelas empresas.
Enfim, ser consultor não é tarefa das mais fáceis e exige do profissional versatilidade e um constante aprendizado para acompanhar este mundo globalizado que vivemos.
Àqueles que querem se tornar consultor um dia, recomendamos passar alguns anos em empresas para posteriormente avocar o título de consultor para si próprio.
Se sua empresa está à procura de consultores de saúde e segurança do trabalho, somo referência no setor desde 1999. Entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!