O desenvolvimento do LTCAT para um hospital faz toda a diferença para os profissionais que trabalham no setor. O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho assegura que os funcionários possam desempenhar suas respectivas funções sem que coloquem em risco a sua saúde e integridade física e psicológica. Assim sendo, saiba mais informações sobre este assunto a seguir e veja porque a Vendrame é a melhor escolha na área de segurança do trabalho.
Sobre o LTCAT para hospital
O hospital é um ambiente que pode trazer vários riscos e problemas para a saúde de seus funcionários. Isto porque o local conta com diversos setores que envolvem o contato dos profissionais com pacientes que tenham doenças infectocontagiosas. Além disso, podem haver diversos fatores no ambiente que prejudicam as condições físicas e psicológicas do trabalhador.
É importante lembrar que o LTCAT é obrigatório de acordo com a Lei 9.732 de 1998. E quando se trata de elaborar esse laudo para um hospital, algumas considerações se fazem necessárias:
- Técnicos especializados em segurança do trabalho devem verificar o ambiente para emitir o laudo. Para isto, eles têm como base as condições dadas aos funcionários;
- Além de levar em conta os riscos de exposição a doenças, o LTCAT também considera condições ergonômicas, de claridade e de conforto para os trabalhadores;
- Tudo isto se soma a questões de limpeza do ambiente, uso de EPIs, organização logística adequada e nível de preservação dos próprios pacientes.
Caso o hospital não tenha um LTCAT, a lei estabelece multa para a instituição, que pode variar de R$ 991,03 a R$ 99.102,12. Isto porque o laudo tem como principal objetivo eliminar ou reduzir os riscos presentes no ambiente de trabalho.
Como elaborar o LTCAT para hospital
A forma mais eficiente de fazer isto é por meio das orientações da Na NR 15, que diz respeito a atividades e operações insalubres. Dessa forma, a expertise de um médico profissional da área de segurança do trabalho faz toda a diferença.
Para que você possa contar com esse documento para o hospital, o responsável por elabora-lo deve levar em conta informações como por exemplo:
- Nível de ruídos no ambiente;
- Exposição ao calor;
- Exposição a agentes nocivos de naturezas diversas;
- Nível de radiação;
- Presença de frio ou humidade no ambiente de trabalho;
- Nível de agentes biológicos;
- Condições ergométricas;
- Condições de pressão hiperbárica.
Uma dica final muito importante
Todos os fatores acima citados são analisados a partir da realização de um estudo aprofundado sobre o ambiente de trabalho em si e seus arredores. Assim sendo, na hora em que precisar elaborar o LTCAT para hospital, conte com a ajuda da Vendrame. Oferecemos as melhores soluções para atender todas as suas demandas.
Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos lhe ajudar. Garantimos os resultados que você precisa para todos os aspectos que estão relacionados com a área de segurança do trabalho. Sendo assim, estamos esperando por você e ficaremos felizes em ajuda-lo.